Além de BRT, Salvador terá BRS

A prefeitura de Salvador anunciou que além do sistema de corredores de ônibus BRT, a cidade deve ter também faixas para tráfego exclusivo do transporte coletivo.

Trata-se do BRS – Bus Rapid Service.  Os espaços devem ser instalados no Subúrbio Ferroviário e na Orla.

As vias que devem receber as faixas exclusivas serão conectadas ao sistema de corredores de ônibus que será construído.

A primeira ligação deve ser de 1,8 quilômetro entre o Parque da Cidade e o Jardim dos Namorados.

Também devem ser contempladas as linhas Azul e Vermelha, ainda em construção.

A Linha Azul terá 12 quilômetros a partir da Orla ao Subúrbio, englobando as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa.

A Linha Vermelha vai ter 13 quilômetros, da Base Naval de Aratu até a Avenida Orlando Gomes.

Nesta segunda-feira, o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, assinaram o contrato de financiamento para segunda etapa do BRT, que vai da estação da Lapa ao bairro Cidade Jardim.

O custo será de R$ 412 milhões, dos quais R$ 300 milhões são da União; R$ 65,5 milhões do programa de contrapartida da Caixa Econômica Federal e outros R$ 65,5 milhões da prefeitura.

De acordo com o poder público, o trecho entre Lapa e Iguatemi quando o corredor estiver pronto o mesmo trajeto que hoje é feito em 1h40 minutos poderá ser percorrido para 16 minutos.

No total, o BRT deve receber da União em torno de R$ 800 milhões em recursos.

O sistema de transporte coletivo por ônibus de maior capacidade em Salvador terá inicialmente três trechos:

1º trecho: Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a estação de integração BRT/Metrô Iguatemi com extensão de 2,9 quilômetros. Previsão de R$ 408 milhões.

2º trecho: Da Estação da Lapa até o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) com extensão de 5,5 quilômetros. Previsão de R$ 412 milhões.

3º trecho: Será um BRS de 1,8 quilômetro entre Parque da Cidade à Pituba, nas imediações do Posto Namorados. ( Fonte: Diário do Transporte)