Logo Prefeitura de Salvador

ARSAL participa do 3° ENARMIS em Blumenau / SC

A ARSAL (Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos do Salvador) esteve presente no 3º ENARMIS – Encontro Nacional das Agências Reguladoras Municipais e Intermunicipais de Saneamento, realizado entre os dias 30 e 31 de maio de 2019, em Blumenau / SC, onde se discutiu assuntos e temas de interesse das agências reguladoras municipais e intermunicipais com o objetivo de promover o fortalecimento institucional das mesmas e, principalmente, fomentar a troca de informações e de experiências. 

 

Para Rilda Bloisi, Gerente de Regulação da ARSAL, o interessante do encontro é que só estão presentes as agências municipais e intermunicipais. “Isso faz com que a gente discuta e analise problemas, questões, dificuldades e facilidades que são pertinentes a todas as agências, algumas com muito mais sucessos porque já estão atuando há mais tempo e outras que ainda estão se estabelecendo”, afirmou. 

 

Outro ponto importante do encontro, de acordo com Bloisi, foi a palestra do superintendente da Agência Nacional de Águas (ANA) que mostrou todas as interdependências que as agências de regulação de serviços de saneamento terão com relação a agência nacional. “As agências terão uma relação mais próxima da ANA que é quem vai dar as diretrizes, os princípios fundamentais da regulação dos serviços de saneamento”, concluiu. O encontro ainda abordou temas como a evolução da regulação e da prestação de serviços de saneamento, as experiências em regulação de saneamento com foco em aterro sanitário e a estrutura tarifária como ferramenta para sustentabilidade da prestação de serviços.

 

O Encontro teve como público alvo os dirigentes e técnicos de agências de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento, incluindo as agências municipais e intermunicipais, além de prefeitos, secretários, dirigentes e técnicos dos prestadores dos serviços de água e esgoto

Skip to content