Logo Prefeitura de Salvador

Atenção para as mudanças no trânsito de Salvador em razão das obras do BRT

 

Em razão das obras de implantação do primeiro trecho do projeto do BRT de Salvador a Prefeitura anuncia que haverá alterações em pontos de ônibus e no fluxo de pedestres. As alterações serão nas vias principal e marginal da Avenida ACM, no sentido Cidade Jardim e começam a valer a partir de 1º de agosto.
As alterações, segundo a Prefeitura, são “fundamentais para garantir a segurança da população durante o período de obras, que envolvem a construção de elevados, viadutos, ciclovia e corredores exclusivos de tráfego”.

Confira as mudanças que serão realizadas a partir de primeiro de agosto:

Pedestres – Quem anda a pé vai sentir mais as mudanças. No trecho entre a Igreja Universal e o Centro de Atenção à Saúde Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto (Cepred), por exemplo, a calçada à esquerda da via marginal passará por obras.

Segundo a Prefeitura, a calçada “será reformada e alargada, corrigindo problemas de ondulações e facilitando o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo cadeirantes”.

“O canteiro por onde passa o canal Camarugipe, depois do Cepred e até a Comercial Ramos, será isolado com tapumes por questões de segurança, tanto na via marginal como na ACM. Ou seja, não será mais permitida travessia pedestres nessa área. A travessia da pista marginal para as vias principais, e vice-versa, só poderá ser feita pelas extremidades, por fora da área tapumada” – explicou a Prefeitura, em nota.

Outra mudança é no estacionamento que existe em frente às lojas de automóveis, antes do Cepred, que será retirado para a ampliação da calçada. Além disso, lombofaixas serão implantadas para permitir o acesso à unidade de saúde.

A Prefeitura informou que não haverá alterações no fluxo para automóveis nesse trecho e nem a retirada do estacionamento de Zona Azul que fica ao longo da pista marginal depois do Cepred.

Pontos de ônibus – Por conta do isolamento por tapume de toda a área em obras, o ponto de ônibus localizado na Avenida ACM, em frente à Igreja Mundial do Poder de Deus, será mudado para perto da faixa de pedestre e do semáforo, que ficam 350 metros mais adiante, no sentido Comercial Ramos. Quem atualmente pega o ônibus neste local terá como opção o novo ponto mais à frente ou aquele situado nas imediações da Universal, que não sofrerá modificação.

O ponto de ônibus da região do Cidadela será retirado. “Quem pega o transporte público nesse local terá como opção o ponto que fica mais adiante, logo depois da sinaleira que permite a travessia segura para o McDonald’s. Uma segunda opção é a outra parada de ônibus próxima à Comercial Ramos, que também não sofrerá modificação. Vale frisar que não haverá mudanças no itinerário de linhas do transporte público” – garantiu a Prefeitura.

Automóveis – Em função da área tapumada ocupar parte da via ACM, a pista principal será alargada, preenchendo também o canteiro central. As pistas de entrada e saída de veículos da via marginal, na área do Cidadela (após o retorno da Polêmica), serão fechadas.

Com as obras, a velocidade máxima, tanto na marginal quanto na principal, em ambos os sentidos da ACM, será de 40km/h enquanto durarem as intervenções (hoje os limites são de 60km/h e 70km/h, respectivamente).

 

                                     

 

Skip to content