Logo Prefeitura de Salvador

Bruno Reis participa de maior evento de infraestrutura do Brasil e apresenta oportunidades de investimento em Salvador

A cidade de Salvador emerge como um polo promissor para investidores em diversas áreas, como mobilidade, transporte, lazer, educação, esporte, turismo, cultura, saúde, tecnologia e hotelaria. A carteira de projetos da capital baiana foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis a investidores nacionais e internacionais durante a abertura do P3C, um dos maiores eventos sobre o mercado de infraestrutura do Brasil, realizado em São Paulo.

No evento, que ocorre em São Paulo nesta segunda (26) e terça-feira (27), acontece a apresentação oficial da carteira de projetos da capital baiana, que oferta uma ampla gama de oportunidades de investimento em setores-chave, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das potencialidades que a cidade tem a oferecer.

A cerimônia de abertura contou ainda com autoridades nacionais, como os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho; e o Secretário Especial do Programa de Parceria e Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti. Acompanharam o prefeito na abertura os secretários de Infraestrutura, Luiz Carlos, e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Milla Paes, além do diretor-presidente da SalvadorPAR, Marcos Lessa.

Bruno Reis destacou que a cidade se preparou nos últimos anos para atrair investimentos, com a criação, por exemplo, da SalvadorPar, empresa de economia mista voltada para a estruturação de projetos e realização de Parcerias Público-Privadas que assegurem o desenvolvimento da cidade. Além disso, conta com o programa Invista Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), que auxilia o empresário ao longo de toda a sua jornada de investimento. O prefeito também ressaltou que, nos últimos anos, foram investidos mais de R$5 bilhões de recursos próprios em melhorias dos serviços públicos.

“Atualmente, temos 18 projetos em desenvolvimento na cidade e que a nossa equipe terá a oportunidade de apresentar ao longo deste evento. São todos projetos estruturantes, que vão representar mais de R$2 bilhões em investimento da iniciativa privada. Quero convidar vocês a investirem em Salvador. Somos muito mais do que a capital da música, do Carnaval e a primeira capital do Brasil. Somos uma cidade com um rico patrimônio histórico e cultural. E, sem sombra de dúvidas, Salvador é a capital dos negócios e das oportunidades “, disse.

O prefeito também ressaltou as medidas administrativas e legais adotadas para desburocratizar a gestão e a adoção de conjuntos de estímulos fiscais mais arrojados, como a implantação de polo logístico com redução de ISS para atividade fim ou atividades relacionadas, a redução do IPTU para a implantação de empreendimentos e a criação de um programa em que, quando o imóvel é adquirido, proporciona descontos de juros e multas do valor principal dos débitos.

Ele pontuou investimentos feitos pelo município nos últimos 12 anos que elevaram o patamar da cidade no cenário nacional, como o Centro de Convenções, a requalificação de toda a orla e a abertura de equipamentos culturais como a Cidade da Música da Bahia, a Casa do Carnaval e a Casa das Histórias de Salvador, que contribuem para que os turistas fiquem por mais tempo na capital baiana. Além disso, está implantando a Infovia da Cidade Inteligente, conectando diversos pontos à internet de velocidade.

A presença da Prefeitura de Salvador no P3C tem como foco a apresentação dos projetos estratégicos da cidade e o estabelecimento de diálogo com potenciais investidores. Através dessa interação, o município busca não apenas atrair parcerias, mas também viabilizar por meio da iniciativa privada a execução de projetos que impulsionem a economia local, gerem empregos e promovam o desenvolvimento social.

“Queria destacar três projetos de Salvador. O primeiro, a concessão de uma grande Arena Multiuso, que temos a expectativa de iniciar as obras na semana que vem. A Prefeitura vai construir e o privado vai equipar e operar. Também vamos construir um novo Centro de Convenções, só que agora no Centro Histórico. E estamos estruturando também um FII (Fundo de Investimento Imobiliário) do município”, citou Bruno Reis.

Programação – Na terça-feira (27), a titular da Semdec, Mila Paes, será palestrante no painel “Pipeline de projetos estaduais e municipais”, onde apresenta as oportunidades que Salvador oferece ao mercado. “A carteira de projetos que vamos apresentar reflete não apenas a ambição da cidade em se destacar junto ao mercado investidor, mas também em seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo da cidade”, destaca.

E no debate sobre “O Modelo de Cinco Dimensões (M5D): Desafios e Oportunidades para seu uso no Brasil”, o painelista será o diretor-presidente da SalvadorPAR, Marcos Lessa. “Nossos projetos são estruturados com o que há de mais moderno no mundo, oferecendo as oportunidades, os incentivos e a segurança jurídica que os investidores procuram”, explica Lessa.

Durante o evento, os gestores e especialistas estarão disponíveis no estande do município para apresentar detalhadamente as oportunidades de negócio, além de promover networking com os participantes. Essa presença ativa reforça o compromisso de Salvador em se aproximar do mercado investidor e consolidar sua posição como um destino seguro e promissor para investimentos em infraestrutura.

Skip to content