Câmeras nos ônibus identificam fraude no Salvador Card. Beneficiários têm os cartões suspensos

Agora, a maioria dos coletivos de Salvador agora possui microcâmera que identifica usuário na hora que passa pela borboleta.

Aoi longo do mês de julho, 200 beneficiários de gratuidade ou meia passagem tiveram cartão suspenso após ser verificado o uso por terceiros

Emprestar o cartão de meia passagem ou de gratuidade nos ônibus para um parente ou amigo pode até parecer uma ação generosa e benevolente, mas é ilegal e, agora, pode render a suspensão do benefício em Salvador. É o que garantem a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e o Consórcio Integra, que resolveram instalar microcâmeras próximas às maquinetas onde a passagem é registrada, permitindo a identificação de supostos fraudadores e a suspensão do benefício de 200 usuários.

Isso se tornou possível depois da instalação dos aparatos tecnológicos, desde o ano passado, em 2.400 dos 2.700 ônibus da frota municipal. Além da suspensão, que pode durar seis meses, a partir de agora, o empréstimo do bilhete único, que é proibido por decreto municipal, pode custar até o cancelamento do cartão em definitivo.

Segundo a Semob, o prejuízo com as fraudes é grande para as empresas de ônibus. Em 2015, foram R$ 50 milhões de prejuízo. No ano passado, o número subiu para R$ 70 milhões. A pasta não tem dados de 2017, mas, somente no último mês de junho, foram R$ 4,2 milhões em prejuízo.

Sai biometria, entra fotografia
Há pelo menos um ano, o reconhecimento biométrico foi deixado de lado e foram implantadas microcâmeras em 2,4 mil ônibus municipais – a frota de Salvador tem cerca de 2,7 mil veículos. O aparelho fotográfico, que fica no lado esquerdo do painel da catraca, permite que, no momento em que o usuário coloque o cartão na máquina, 10 fotos sejam tiradas em sequência, a uma distância de até um metro.

O sistema analisa a fotografia mais nítida e confere se a imagem da pessoa que está usando o bilhete é a mesma da que está registrada no banco de dados da Transcard, empresa responsável pela bilhetagem eletrônica.