Cartão do idoso: Semob garante adaptação nos ônibus. Sindicato pede mais ajustes

Um mês depois da Justiça determinar o cancelamento do cartão que garantia o acesso de maiores de 65 anos nos ônibus de Salvador, a solução foi definida, mas ainda não teve implantação completa. Os rodoviários estão recebendo, “gradativamente”, de acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), um cartão que vai funcionar como o extinto — só que nas mãos do cobrador. “Permite que ele, ao verificar que, de fato, o usuário é idoso, libere a catraca”, informa a pasta.

A implantação começou no dia 7 e 2 mil ônibus já rodam com o sistema. A previsão é que o direito seja assegurado em toda a frota em 45 dias.
O Sindicato dos Rodoviários confirmou a implantação, mas pontua que, em grande parte dos casos, o sistema necessita ser reparado e atualizado. “Em alguns carros, o cartão recebido pelo cobrador não é ilimitado. Mas os rodoviários estão sendo orientados a liberarem a entrada enquanto a situação não é resolvida”, diz o diretor de comunicação Daniel Mota. Enquanto o cartão ainda não é universalizado, idosos continuam sua via-crúcis.

O Sindicato dos Rodoviários afirmou ainda que a categoria se comprometeu a ser “mais cordial” e ter “mais paciência” com os idosos enquanto a questão é resolvida. O diretor de comunicação ressaltou o aumento do risco trazido pelo atual modelo, que obriga os idosos a viajarem muitas vezes em pé e sem a devida acomodação. “Pode acontecer um acidente, os rodoviários estão sendo aconselhando a ter paciência, cordialidade. E o cobrador a ficar muito atento”. disse Mota.