Frota de ônibus é ampliada em 30% no período do carnaval, em Salvador

Segundo a Prefeitura de Salvador, durante o carnaval deste ano, estarão disponíveis, ao todo, 470 linhas de ônibus, além do Expresso Carnaval, que a cada 15 minutos vai levar até os circuitos os foliões que estacionarem em pontos estratégicos da cidade.
Isso significa aumento de 30% na frota do transporte coletivo que habitualmente transita pelas ruas e avenidas da capital.
Os quase 3 mil veículos estarão distribuídos em 470 linhas, conduzidas por 12 mil servidores rodoviários.
Nos períodos de menor movimento – das 5h às 13h, os coletivos circularão com 50% da frota; já entre 13h e 5h, quando o fluxo de usuários aumenta, as linhas passarão a operar com 70% dos ônibus.
Ainda de acordo com a prefeitura, a festa contará com mais de 7.272 táxis, além do serviço de mototáxis. Os táxis estarão distribuídos em 15 pontos fixos especiais, funcionando 24 horas por dia. Para evitar que os foliões tomem sustos na hora de pagar a corrida, serão disponibilizadas cartelas com valores estimados entre o ponto de táxi e o local de destino.
A partir das 18h da quinta-feira (4), até as 12h da Quarta-feira de Cinzas (10), os táxis vão circular com bandeira 2. Em dois pontos, eles circularão em faixas exclusivas: em Ondina, em frente ao Isba, e na Barra, na Avenida Centenário.
O Corujão vai funcionar do dia 3 ao dia 10, com mil ônibus durante 24 horas.
De acordo com o prefeito ACM Neto, será a maior operação de ônibus da história do Carnaval. “Na hora de voltar para casa, todo mundo volta ao mesmo tempo e os ônibus ficam cheios, não tem jeito”, comentou Neto, ontem, durante anúncio dos serviços municipais para a folia.

Segundo o titular da Secretaria da Mobilidade (Semob), Fábio Mota, o retorno dos foliões tem recebido especial atenção da prefeitura. “Sucessivos problemas nós tivemos nos outros anos na volta para casa. Sabemos que ainda vamos ter problemas, mas trabalhamos para minorar isso”.

Aplicativos de trânsito auxiliam folião a circular e utilizar ônibus e táxis – Dois aplicativos de trânsito já podem ser baixados, de graça, para auxiliar o folião durante o Carnaval. O CittaMobi, que já funciona na capital com informações sobre ônibus, e a novidade deste ano, o aplicativo Mobilidade no Carnaval.
Lançado ontem pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o app pode ser configurado nos modos Folião e Morador. Lá, vai ser possível localizar pontos de táxi e de ônibus mais próximos, as vias onde a circulação de veículos é autorizada e, ainda, checar se o táxi mais próximo é regular ou clandestino.