Integra diz que nova tarifa de ônibus em Salvador será R$ 3,70; prefeitura não confirma

Atualmente em R$ 3,60, a tarifa de ônibus de Salvador passará a custar R$ 3,70 a partir do próximo dia 2 de janeiro.

A informação foi confirmada ao Bahia Notícias nesta sexta-feira (29) pela Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra). “Para nós, está oficializado R$ 3,70”, afirmou Jorge Castro, assessor de relações sindicais do consórcio. Procurado pela reportagem, o secretário Municipal de Mobilidade, Fábio Mota, não confirmou o preço, mas assumiu que o valor deve ficar nessa faixa.

“O reajuste é calculado pelo valor atual mais a inflação do ano. Se formos pegar o valor real, de R$ 3,58, já que o valor atual é arredondado, e a inflação deve ficar por esse valor mesmo”, avaliou. Ainda de acordo com o titular da Semob, o prefeito ACM Neto deve anunciar o novo preço ainda nesta sexta. O BN também buscou a Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), responsável por calcular a nova tarifa.

O diretor-presidente do órgão, Henrique Tridande, disse que o valor já foi fechado e enviado para aprovação do prefeito ACM Neto (DEM), mas ponderou que só o gestor está autorizado a divulgar a taxa. Ele explicou que o valor é calculado com base no INPC, no acumulado do IPCA e também da variação do valor do combustível durante o ano. Castro criticou a tarifa prevista para 2018. “O sistema está caótico. Estamos em crise sem precedentes. A tarifa não resolve a crise, acentua. A gente vai conversar com a prefeitura para ver o que pode ser feito”, atacou.

Já Fábio Mota rebateu a declaração do assessor. “Podem criticar. A fórmula de cálculo da tarifa está no contrato com as empresas. Estamos cumprindo o contrato”, assegurou.