Lavagem de Itapuã contará com serviços da Prefeitura nesta quinta (1º)

Manifestação cultural e religiosa ocorrida toda quinta-feira antes da abertura oficial do Carnaval, a tradicional e centenária Lavagem de Itapuã acontece neste dia 1º percorrendo o trecho entre as praias de Piatã e Itapuã. Para dar mais conforto ao público que vai conferir a festa, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços. Confira:

Mobilidade – Com o objetivo de garantir o atendimento de transporte aos usuários durante a Lavagem de Itapuã, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial para o público da festa e moradores da região. Devido às interdições em algumas vias, principalmente da Avenida Octávio Mangabeira, o itinerário dos ônibus será redirecionado para as avenidas Dorival Caymmi, Orlando Gomes e Luiz Viana (Paralela).

Além dos desvios de itinerário das linhas, também serão disponibilizados 12 veículos de frota reguladora na Estação Mussurunga, das 15h às 23h, que podem ser utilizados pela equipe de fiscalização sempre que for necessário.

Os usuários que optarem por veículos particulares terão à disposição dois pontos de táxi e mototáxi implantados em locais estratégicos próximo à festa. Um deles estará localizado na Avenida Octávio Mangabeira, próximo ao acesso à Avenida Orlando Gomes, e o outro ficará próximo ao retorno da Avenida Dorival Caymmi com a Rua da Areia de Itapuã. As equipes da Semob estarão nas imediações para fiscalizar a operação.

Trânsito – Para garantir o pleno funcionamento do trânsito durante a festa, a Transalvador fará desvios do fluxo de veículos e instalará barreiras nas imediações do bairro para garantir a comodidade de quem chegar e sair da região. Já o estacionamento será proibido da 0h às 19h da quinta-feira (1°), nas ruas Iemanjá (lado direito), em Piatã, e Paulo Afonso Baqueiro, em Nova Brasília de Itapuã. Ainda na quinta (1º), das 19h às 22h, o estacionamento será proibido, nas seguintes vias: Rua Aristides Mílton, Praça Dorival Caymmi, Rua Genebaldo Figueiredo, Rua João do Peixe e Rua Arnaldo Francelino.

Desal – A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) fará manutenção e requalificação dos parques e praças dentro dos circuitos, cedendo e instalando, junto com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), os prismas para fechamento de vias, além de manutenção de guarda-corpo e pintura geral durante o circuito.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará em varredura realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), nesta quarta-feira (31). No dia 1º, os agentes darão apoio às ações municipais, como os de ordenamento de ambulantes, fiscalização de estabelecimentos comerciais e ordenamento do trânsito e transporte, com efetivo de 120 GCMs.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) atuará na festa com 100 agentes de limpeza, caminhões-pipa e compactadores, durante toda a quinta-feira (2).

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização na região da festa, com o objetivo de orientar os bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e coibir atividades irregulares. Além disso, atuará no combate à poluição sonora e à publicidade irregular.

Manutenção – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) realizou a recuperação dos guarda-corpos e corrimãos (aço inox). Na sexta-feira (1º), será feita a desobstrução/limpeza da rede e dispositivos de drenagem (bocas de lobo), como prevenção aos alagamentos.

Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará os serviços do Samu 192, em caso de necessidade, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Hélio Machado.

Vigilância Sanitária – No intuito de monitorar e prevenir potenciais riscos e agravos à saúde relacionados à manipulação de alimentos, nas semanas que antecedem a festa, a Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário de Itapuã tem reforçado as ações fiscalizatórias nos estabelecimentos formais localizados no entorno do evento. Em 2023, nas ações pré-Lavagem, foram inspecionados 50 estabelecimentos que comercializavam alimentos, onde, além das ações educativas, com orientações verbais e notificações, foi realizada uma interdição e uma apreensão de produtos impróprios para o consumo.

Semop – Cerca de 70 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vão fiscalizar e orientar os ambulantes que foram cadastrados para a festa.

Secult – A festa contará com ponto de hidratação e patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).