Mais 144 linhas de ônibus serão integradas ao metrô até julho

A partir do próximo dia 12 e até o final do mês de julho, Salvador terá mais 144 linhas de ônibus integradas ao sistema metroviário. A integração entre os dois modais foi iniciada em janeiro deste ano, com dez linhas.

Dia 12 de junho 27 linhas “alimentadoras” da Estação Pirajá – aquelas que têm o terminal como último ponto de destino, não apenas passando por ele – serão integradas ao sistema.

Já no dia 10 de julho, todas as 117 linhas da Estação da Lapa poderão fazer a integração com o metrô.

A essas 144 linhas, somam-se outras 10, que já faziam parte do sistema desde que o metrô passou a funcionar em operação comercial.

No primeiro momento, os usuários poderão descer dos ônibus na Estação Pirajá e chegar à Lapa sem nenhum aumento financeiro. No segundo momento, poderão fazer isso também da Lapa a Pirajá, ou para qualquer das estações do metrô.

O cronograma para a integração foi definido por representantes da prefeitura e do governo do Estado. E foi criada uma comissão de mobilidade, também formada por órgãos das duas instâncias, pela concessionária CCR Bahia (que administra o metrô) e pelo Setps.

Esta comissão vai estudar como funcionará a integração durante 150 dias.

Por ora, ficou acertado que o primeiro meio de transporte usado pelo passageiro (ônibus ou metrô) ficará com R$ 2, dos R$ 3,30. O segundo fica com R$ 1,30. Porém, isso não vai ser sentido pelo usuário. Quando a pessoa passar o cartão, o valor da tarifa será descontado de uma só vez.