Mais de 20 linhas de ônibus serão alteradas em Salvador a partir deste sábado (18)

A partir deste sábado (18), 23 linhas de ônibus e 12 comunidades da região norte de Salvador vão passar por reestruturação com novas mudanças. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), as localidades que terão alguns itinerários alterados nessa etapa são Castelo Branco, Águas Claras, Cajazeiras 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4 e Valéria.

Ainda de acordo com a pasta, com os novos roteiros, os passageiros vão esperar menos tempos pelos ônibus para acessar o metrô e reduzirão a viagem até o destino final. “O passageiro que antes esperava 130 minutos pela linha Cajazeira X – Lapa, por exemplo, vai passar a aguardar apenas 30 minutos por uma linha Cajazeira X – Estação Pirajá e, em seguida, acessar o metrô, o que garantirá uma economia de duas horas no tempo de espera e de viagem para o destino final, que é a Estação da Lapa”.

A Semob afirmou que a comunidade de Cajazeiras continuará contando com atendimento direto para vários bairros, a exemplo da Pituba, Ribeira, Narandiba, Comércio, Suburbana, Aeroporto, Itapuã, São Rafael e Valéria.

Apesar das reclamações dos moradores com as mudanças, a Semob afirma que a integração municipal tem o condão de enfrentar três problemas do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador: o tempo de espera nos pontos de ônibus; a duração da viagem, que era considerada longa; e a lotação dos veículos no horário de pico. Para solucioná-los, a Semob aumentou a quantidade de viagens.

“Todos os bairros que passaram pela reestruturação das linhas ganharam mais viagens e, com isso, tiveram um ganho de tempo de no mínimo 50%. Agora, o tempo médio de espera nos pontos é de 15 minutos”, afirma o titular da Semob, Fábio Mota.