ʹNão dá para fazer chutômetroʹ, diz Fábio Mota sobre nova tarifa de ônibus

Ao ser questionado sobre a tarifa de ônibus que será elevada a partir do dia 2 janeiro de 2018, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole nesta quarta-feira (27), que ainda não sabe de quanto será o reajuste, porque o cálculo ainda está em fase de estudos. De acordo com ele, o novo valor deve ser anunciado a partir de sexta (29).

“Existe um contrato de concessão e cabe à Arsal [Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador] fazer o levantamento. A Arsal está calculando qual será o reajuste e até o dia 29, que é quando se encerram os cálculos fiscais do ano, vamos saber os reajustes e também do metrô e do ônibus metropolitano”, disse.

Questionado se o valor ficaria na casa de R$ 3,80, já que o prefeito ACM Neto prometeu a tarifa abaixo dos R$ 4, Mota não arriscou: “Eu não tenho como dizer. Não dá para fazer chutômetro aqui, até porque o nosso estudo é técnico”.

Os reajustes anuais são calculados baseados nos custos com manutenção dos veículos, preço do óleo diesel e variação da inflação anual, calculada pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (IPCA).