Logo Prefeitura de Salvador

Natal Sustentável em Salvador terá mega árvore com 27 mil garrafas pet

O Natal Sustentável terá a entrega da premiada mega árvore hoje (segunda-feira 11), a partir das 17h, na Praça Cairu, no Comércio. Construída a partir do reaproveitamento de 27 mil garrafas pet e com 22 metros de altura, o monumento recebe a assinatura do artista plástico Gilson Cardoso e tem o objetivo de demonstrar o que é possível ser feito com a união da arte e da sustentabilidade.

Está prevista ainda a abertura da Vila de Natal Sustentável, situada na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba. A estrutura contará com guirlandas, presépio, renas, trenó, varanda do Noel, árvores e um Jardim do Amor – novidade para esse ano. A ornamentação também é assinada por Gilson Cardoso, que está conduzindo o processo de cada item decorativo através da reutilização de materiais como lonas, paletes, forros de PVC e garrafas pet.

Os visitantes do Largo da Mariquita e o Largo do Santo Antônio Além do Carmo poderão conferir ornamentos natalinos como guirlandas, árvores e até mesmo um lindo banco de coração feito de forma 100% sustentável.

Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, a continuidade desse projeto reforça não apenas o caráter educativo, mas também promove um novo olhar acerca do que se é descartado no dia a dia. “Esse ano tivemos a oportunidade de ampliar o alcance do nosso Natal Sustentável, levando-o para diferentes espaços. Queremos que quando as pessoas visitem esses ornamentos, questionem-se sobre seus hábitos de consumo e suas escolhas individuais para contribuir com um futuro mais sustentável”, destacou.

Demais ações – Oito caminhões compactadores plotados e decorados com tema natalino desfilaram no Centro da capital baiana, na última quinta-feira (7), com concentração no Campo Grande. A ação marca o início do Natal Sustentável, promovido pela Limpurb, dentro da programação do Natal Salvador. 

Os veículos seguiram pela Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro e Rua Chile, até o Terreiro de Jesus, onde ficaram em exposição para o público. Momento oportuno para fotos e reforço do clima natalino na cidade, aliado à importância de os cidadãos colaborarem com a limpeza e a preservação do meio ambiente.

Árvore flutuante – Outro atrativo é a árvore de Natal flutuante de seis metros de altura, que será instalada na Praia da Preguiça no próximo dia 14 e receberá uma iluminação especial logo após o pôr do sol. O projeto é resultado de uma parceria firmada pelo segundo ano consecutivo entre a Limpurb, a Z6 Náutica, Bahia Marina e apoio da Fundação Aleixo Belov, Kirymurê Outrigger e Vegah. Na ocasião, além da presença do Papai Noel, haverá ainda a distribuição de presentes, panetones e lanches para crianças da Gamboa de Baixo.

Skip to content