Ônibus da região metropolitana de Salvador vão deixar de circular pela orla

Os ônibus intermunicipais que partem de cidades da região metropolitana de Salvador vão deixar de circular pela orla, com a integração que será realizada com o metrô.

Assim, passageiros que vêm desses municípios, deverão fazer baldeações para chegar ao mesmo destino que hoje fazem com apenas uma condução.

Os passageiros deverão pegar o ônibus em sua cidade de partida, irem até uma estação de metrô e pegarem a linha metroferroviária no ponto de conexão.

Depois, devem pegar um ônibus municipal de Salvador para, aí sim, chegar às praias e estabelecimentos vizinhos. Para a volta, os mesmos tipos de baldeações serão necessários.

O objetivo é reduzir o custo operacional do sistema de transportes como um todo, melhorar o trânsito na orla e evitar sobreposições de linhas.

As mudanças não ocorrerão imediatamente por causa de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado nesta semana entre o Governo do Estado da Bahia e o Ministério Público.

Os trajetos dos ônibus metropolitanos só serão substituídos dentro de Salvador pelos ônibus municipais após a conclusão de estudos sobre o valor definitivo das tarifas de integração.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário Metropolitano – Sindmetro diz ser contra a racionalização e teme desemprego na categoria, já que as linhas metropolitanas serão menores e haverá necessidade de menos ônibus.

( Fonte: Diário do Transporte)