Prefeito ACM Neto confirma aumento da tarifa de ônibus em 2018.

A partir de 2 de janeiro de 2018, a passagem de ônibus em Salvador vai ficar mais cara. Em entrevista a Mário Kertész nesta sexta-feira (22), na Rádio Metrópole, o prefeito ACM Neto confirmou o reajuste, que será anunciado na próxima semana.

“Hoje nós temos um contrato que é regulado com as empresas de transporte. Depois que a prefeitura fez concessão do serviço, acabou essa história de empresário de ônibus bater na porta do prefeito para ficar barganhando. Existe um contrato que é regulado pela Arsal, a agência reguladora da prefeitura. Está em fase final de análise qual deve ser o percentual, a gente ainda não tem definição.

Não vou jogar para a plateia. Vamos anunciar antes de 1º de janeiro, até porque o novo valor passa a valer a partir do dia 2. Ainda não há um fechamento desse valor, assim que houver vamos comunicar à população”, disse.

Os reajustes anuais são calculados com base nos custos com manutenção dos veículos, preço do óleo diesel e variação da inflação anual, calculada pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (IPCA). Em agosto, ao Jornal da Metrópole, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, afirmou que, além do aumento calculado com base na inflação, o reajuste no valor do combustíveis também deveria influenciar o aumento. “Evidentemente, a olho nu, pelo tamanho do aumento, a gente já dá para sentir que deve ter [impacto na tarifa], sim”, declarou.