Prefeitura anuncia hoje plano de reorganização das linhas de ônibus de Salvador

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, devem anunciar na manhã desta quarta-feira (9), às 10h, no Palácio Thomé de Souza, a reestruturação do sistema de transporte por ônibus de Salvador

A reorganização das linhas estava prometida para ser concluída em abril de 2016, um ano após as concessionárias que venceram a licitação para operar os coletivos começarem a rodar na capital baiana. ]

As informações são do jornal A Tarde, em reportagem publicada nesta quarta. De acordo com a reportagem, foi feito um “plano de otimização”, baseado a partir de um estudo da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), uma das promessas da prefeitura na licitação feita em 2014.

Na ocasião, Mota defendeu que mudanças significativas no sistema de ônibus só seriam notadas após essa etapa, que incluiria extinção de linhas longas, mudanças nos itinerários de outras e a integração do modal sobre rodas com o sistema metroviário. “É por conta da falta de um plano de otimização que é possível encontrar algumas linhas lotadas e outras vazias na cidade”, chegou a analisar o gestor, em reportagem do jornal A Tarde em julho de 2014.

Segundo a publicação, o estudo feito pela ANTP aconteceu após as empresas de ônibus contratarem a consultoria paulista Oficina Consultores para avaliar como seria a reestruturação. ( Fonte:Metro 1)