Prejuízo com ônibus incendiados em 2017 em Salvador é de R$ 3,9 milhões, dizem rodoviários e empresas

O Sindicato dos Rodoviários da Bahia estima um prejuízo de R$ 3,9 milhões somente com os ataques a ônibus ocorridos no ano de 2017 em Salvador. De janeiro a outubro, segundo dados da entidade e também do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setps), 13 veículos foram incendiados na capital baiana.

O último caso ocorreu no bairro de Santa Cruz, na quinta-feira (25). Um ônibus que fazia  a linha Campo Garnde – Santa Cruz foi incendiado durantre um protesto de moradores por causa da morte de um jovem de 22 anos. A polícia disse que era um suspeito de tráfico de drogas que trocou tiros com os agentes. Moradores da localidade dizem, no entanto, que o rapaz não tinha ligação com o crime.

O sindicato e as empresas de ônibus dizem que cada veículo do transporte coletivo custa cerca de R$ 300 mil. Caso sejam considerados outros dois coletivos (um ônibus convencional e um micro-ônibus) incendiados também em 2017 em Simões Filho, cidade na regiao metropolitana da capital baiana, o prejuízo passa dos R$ 4,3 milhões, conforme os rodoviários.

“Os ônibus quando são queimados não são repostos. Ou seja, o empresário perde o investimento, o rodoviário perde o posto de trabalho e a população fica com ônibus a menos. Somente esse ano, com os 15 ônibus queimados em Salvador e Simões Filho, foram 75 postos de trabalho a menos. Então, todo mundo perde. Além disso, os rodoviários ficam inseguros, porque a vida deles também está em jogo”, disse Fábio Primo, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia.

O Setps, por sua vez, disse que pode, sim, haver resposição de ônibus, mas não de forma imediata. O órgão informou também que a prefeitura exige uma cota mínima de veículos por linha e que isso precisa ser cumprido. Destacou, no entanto, que desde a solicitação de um novo ônibus até a disponibilização do veículo para os passageiros, leva um determinado tempo. A entidade não especificou, contudo, de quanto seria esse tempo.