Logo Prefeitura de Salvador

Prêmio Cidades Sustentáveis: Salvador vence em Mobilidade

Salvador recebeu, na manhã desta quarta-feira, 24, em São Paulo, o prêmio Cidades Sustentáveis, com o 1º lugar na categoria Mobilidade, e 2º, no quesito Saúde.

A premiação, que reuniu diversas capitais e municípios do país que desenvolveram políticas públicas bem-sucedidas e com resultados concretos mensuráveis, veio por meio do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), organizado pelo Instituto Ethos e instituições da sociedade civil ligadas à causa das melhorias urbanas.

Entre os índices que deram vitória à capital baiana está a redução nos acidentes e mortes no trânsito e o aumento no percentual da frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência.

A diminuição de 33% no número de mortes no trânsito, entre os anos de 2012 e 2015, e a diminuição, em cerca de 35%, nos acidentes ocorridos em Salvador, além do aumento de quase mil coletivos da frota de ônibus com acessibilidade para as pessoas com deficiência, colocaram Salvador na frente de cidades como Fortaleza (CE) e Rio das Ostras (RJ) na categoria Mobilidade.

Mudanças 

Entre as medidas implementadas estão a nova licitação do serviço de transporte coletivo por ônibus, que viabilizou o pagamento, pelas concessionárias, de R$ 180 milhões ao município; renovação da frota em operação; aumento do número de ônibus com acessibilidade, já com 92,4% da frota; adoção de veículos menos poluentes (padrão Euro V); e implantação do sistema de monitoramento em tempo real por meio do Centro de Controle de Operações (CCO).

Também está entre os avanços a implantação de tecnologia embarcada nos ônibus, a exemplo de computador de bordo e equipamento de GPS.

Skip to content