Presidente da Arsal visita unidades de serviço em Canabrava

Com o objetivo de conhecer todas as etapas do processo de transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos, recolhidos em Salvador, o Diretor – Presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (ARSAL), Henrique Gonçalves Trindade, esteve nas duas unidades da Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos Ltda ( BATTRE) – empresa responsável pelos serviços de operação e manutenção da Estação de Transbordo localizada no Bairro de Canabrava e pela implantação, operação e manutenção do Aterro Metropolitano Centro, que funciona na estrada CIA – Aeroporto.

O Diretor Técnico Itamar Barreto e a Gerente de Regulação Rilda Bloisi acompanharam Henrique Trindade nas visitas e nas reuniões com o Supervisor de Operações da Estação de Transbordo de Canabrava, Alcindor Neto, com Stenio Britto, Diretor Geral da BATRE, e João Fortuna, diretor da empresa de consultoria Fortuna Ambiental.

A Arsal tem a função de exercer a regulação e a fiscalização dos serviços públicos de Salvador, incluindo o serviço de Limpeza Urbana e o manejo de resíduos sólidos de Salvador. A agência também é responsável por fazer cumprir a legislação relacionada ao segmento. De acordo com Henrique Trindade, “as reuniões com os dirigentes da Battre foram especialmente produtivas. Aprofundamos nossos contatos e identificamos várias possibilidades de novas ações em conjunto entre a Prefeitura de Salvador, através da ARSAL, e a Battre.

Criada em Janeiro de 2000, com Sede em Salvador, a Battre, empresa pertencente a holding Solví, recebe, por dia, 2.800 toneladas de resíduos sólidos de Salvador, que chegam em viagens ininterruptas das 12 carretas que fazem o transporte da Estação de Transbordo de Canabrava, primeira parada do material coletado, até o Aterro Metropolitano Centro. Além disso, capta 30 toneladas/dia de chorume que é tratado na Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel), empresa especializada em tratamento de efluentes situada no pólo petroquímico de Camaçari.