Rodoviários de Salvador e patrões terão nova reunião para discutir reivindicações

A reunião entre o Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador (Setps) que aconteceu nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, terminou com a perspectiva de acordo entre as partes. Nesta manhã os rodoviários ficaram nas garagens das 4 às 8 h, em protesto por uma série de reivindicações da categoria.

Fábio Primo, vice-presidente dos rodoviários, informou que houve avanços “fizemos a paralisação e eles [patrões] aceitaram conversar com a gente”, disse. O sindicalista adiantou também que até a próxima terça-feira, 7, quando acontece uma nova reunião não haverá outras manifestações.

Já Jorge Castro, diretor do Setps, declarou que apenas na próxima reunião é que terá negociação. “Essa primeira reunião foi para ouvirmos o que eles estavam questionando”, esclareceu.

Sobre a multa de R$ 648 mil que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) aplicou às empresas devido à paralisação, Jorge Castro disse que o Setps vai se justificar para reverter a decisão. “Vamos explicar a secretaria que foi uma decisão unilateral dos trabalhadores, que as empresas não tiveram participação, e se for mantida a decisão vamos pedir reembolso ao sindicato dos trabalhadores”, concluiu.

Reivindicações – De acordo com os rodoviários, o patronato está descumprindo o acordo coletivo em questões como demissão, pagamento de FGTS e punições nas garagens, escalas de trabalho e hora extra.

Segundo Jorge Castro, a situação das empresas é delicada e algumas realmente estão sem dinheiro para pagar o FGTS.

Além disso, os trabalhadores cobram uma definição sobre o pagamento da bonificação de Carnaval. ( Fonte: jornal A Tarde one line)