Rodoviários de Salvador fecham acordo com os patrões e desistem da greve

Após assembleia realizada na tarde dessa segunda-feira (22/05), os rodoviários de Salvador decidiram aceitar as propostas dos empresários do segmento e cancelar a greve da categoria prevista para começar na madrugada desta terça.

Os trabalhadores aceitaram o reajuste de 5%, oferecido pelos patrões – antes do anúncio final, o reajuste proposto era de 4%. A proposta havia sido colocada à mesa em reunião com os patrões pela Superintendência Regional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho (MPT), que mediaram o acordo.

“A categoria aprovou a proposta de aumento de 5% no salário e 5% no ticket [alimentação]. O valor do plano de saúde foi congelado e conseguimos reduzir a contrapartida de R$ 30 para o titular. A proposta também foi para não descontar o dia 28 [de abril] da greve, além de manutenção dos postos de trabalho para os cobradores”, pontuou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira.

A categoria estava em estado de greve há 11 dias.

PREFEITO COMEMORA DECISÃO – Em nota, o prefeito ACM Neto agradeceu ao empenho dos rodoviários e empresários nas negociações pelo reajuste da categoria.

“O bom senso prevaleceu. Os rodoviários entenderam que o país enfrenta dificuldades econômicas e os empresários, por sua vez, também cederam diante do apelo por melhorias aos trabalhadores. Quem ganhou com isso foi a cidade, pois evitamos uma greve que iria trazer ainda mais prejuízos aos soteropolitanos num momento em que Salvador não pode parar. Ficamos felizes em ter, mais uma vez, intermediado o acordo”, afirmou o prefeito, em nota divulgada pela assessoria.

O prefeito deu garantias aos rodoviários de que não haveria demissão de cobradores. Ele assegurou ainda a manutenção da gratificação para os próximos carnavais, uma novidade que começou na primeira administração do atual prefeito.