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Secretário de Mobilidade destaca maior rapidez e eficiência do sistema de transporte com mudanças nas linhas

Foto: Bruno Concha/ Secom

O secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou que as mudanças nas linhas de ônibus, que começaram neste final de semana, trazem maior rapidez e eficiência ao sistema de transporte público da capital baiana. As alterações vão aumentar em 71% o número de viagens diárias para a população e reduzir, em média, 72% o tempo de espera dos passageiros nos pontos nestas linhas que terão mudanças. Nesta etapa, serão 16 linhas modificadas e todas terão aumento no número de viagens, chegando em alguns casos a multiplicar por 10 a quantidade de trajetos por dia.

O secretário também ressaltou o crescimento orgânico no número de passageiros do BRT, que chegou a quase 600 mil usuários em maio passado, e pontuou que as obras do modal seguem com o cronograma normal e devem ser finalizadas no primeiro trimestre do próximo ano. Ele também pontuou que o Plano Municipal Cicloviário está em fase final de construção e deve ser finalizado ainda este ano (veja mais abaixo).

Muller explicou que as alterações nas linhas representam um movimento natural de atualização da rede diante das mudanças na rede de transporte público de Salvador nos últimos anos. “Você não pode operar uma rede de transporte público que hoje tem outros modais, outros modos de deslocamento, como você operava há dez anos atrás quando só tinha ônibus, não havia integração. Então, é uma necessidade das grandes cidades, de uma cidade como Salvador, que busca evoluir e buscar modernizar a sua forma de deslocamento”, frisou.

Segundo ele, as mudanças têm o objetivo principal de dar mais eficiência ao transporte. “Você tem ali linhas diretas de bairros que podem retornar mais rápido ao bairro, aumentando a frequência dos ônibus, ou seja, diminuindo o tempo de espera do cidadão no ponto e reduzindo um trajeto que muitas vezes é irracional. Então, você promove a integração e permite que o cidadão chegue mais rápido ao seu destino, e que esse ônibus volte mais rápido para o bairro para, justamente, dar mais viagem, dar o melhor atendimento”, continuou.

O secretário explicou que muitos destes itinerários já estavam passando por alteração, com a criação das chamadas “linhas filhas”, que são uma espécie de ramificação da linha principal. “A gente fez isso em algumas linhas e percebemos que as pessoas, ao perceber que eram linhas mais rápidas, optavam pela mudança. Então, essas mudanças agora só fazem consolidar o que na prática já vinha acontecendo. Eu acho que as pessoas vão entender isso muito rapidamente. Se as pessoas forem verificar, elas vão chegar muito mais rápido ao seu destino, vão aproveitar o seu tempo muito mais com outras coisas. O sistema acaba se tornando mais eficiente à medida que você vai avançando nessas atualizações”, salientou.

Renovação da frota – Fabrizzio Muller afirmou que a gestão tem a meta de renovar 50% da frota de ônibus com ar condicionado até o final do próximo ano. Ele explicou que a pandemia trouxe desafios, mas ressaltou que a Prefeitura tem mantido a renovação da frota mesmo em meio às dificuldades. Hoje, já são mais de 500 veículos climatizados. A frota total tem mais de 1.600 ônibus.

“Em 2021, quando nós tivemos o pior momento da crise, Salvador foi a única cidade que conseguiu renovar 10% da frota. Então, a pretensão é chegar ao final de 2024 já com 50% da frota renovada e com ar condicionado. A gente vem num cronograma bem interessante, se não fosse a pandemia a gente teria avançado mais”, disse.

Confira outros pontos sobre ações da Semob:

Plano cicloviário
“A gente sabe que Salvador tem especificidades, sobretudo de topografia da cidade, que é bastante acidentada, mas entendemos que é possível avançar. Salvador está finalizando o seu Plano Municipal Cicloviário, que vem sendo discutido com a sociedade. A gente tem uma meta extremamente audaciosa que é ter mais de 700 quilômetros de sistema cicloviário para permitir que Salvador seja uma cidade amigável para o ciclista. Hoje nós temos aproximadamente 300 quilômetros, o que já é bastante, mas eles precisam ainda mais. A gente entende que esses 300 quilômetros ainda precisam ser qualificados, precisam ser conectados e tudo isso é tratado no plano cicloviário que vai ser lançado em breve, esse ano ainda”.

Cronograma do BRT
“O prazo para entrega do BRT está mantido para o primeiro trimestre de 2024. A gente não tem mais nenhum elevado nem viaduto, só a conclusão ali na região do Vale das Pedrinhas. O BRT é um sistema atual, você tem grandes cidades do mundo que utilizam. O ônibus nunca vai deixar de existir. O BRT é um sistema de ônibus em corredores preferenciais ou exclusivos com estações, o que permite um acesso mais rápido e mais seguro à população. Isso nunca vai deixar de existir, nunca vai deixar de ser atual. Não significa dizer que o trilho é melhor do que o ônibus, do que o pneu, ou vice-versa. Cada um atende a uma determinada região, suas características, suas peculiaridades. O BRT traz uma solução muito mais simples, muito mais barata do que a implantação do metrô, muito mais escalável e flexível, porque eu posso fazer, como nós estamos fazendo, com a criação de linhas estendidas, saindo ali da via exclusiva para atender a demanda enorme da praça Nossa Senhora da Luz”.

Ônibus elétricos do BRT
“O BRT de Salvador é um dos pioneiros no Brasil em termos de mobilidade elétrica. Já temos oito ônibus rodando. A pretensão é a gente chegar a 30% da frota com veículos elétricos, num universo de 150 ônibus (em operação plena). A gente está construindo com recursos próprios da Prefeitura a primeira e maior central de eletrocarga do país. Essa central, que será ali na região da rodoviária, vai ter capacidade de abastecer simultaneamente 25 ônibus e, no ciclo diário, passar dos 40 veículos carregados. Já temos estudo para uma segunda central de eletrocarga, na região dos Barris. Inclusive, contamos com o apoio de instituições internacionais que estão nos ajudando a estudar isso. É algo que a gente está tentando avançar e ser referência no Brasil”.

Obras de mobilidade
“Ao longo do cronograma do BRT, realizamos algumas intervenções complementares, com intervenções em gargalos históricos da cidade, com problemas de congestionamento. Nesses trechos, foram trazidas soluções de tráfico que melhoraram de forma substancial os tempos de viagem, tanto para os veículos particulares quanto para o transporte público. Temos o mergulhão da avenida Magalhães Neto, a ponte do rio Camarajipe, vai sair um elevado direcional ali próximo ao Shopping da Bahia. Tudo isso tem o objetivo de melhorar a mobilidade de forma geral, e melhorando a fluidez você melhora para o transporte público coletivo. Então essas obras complementares trouxeram benefícios e estão dando mostra de que são importantes para a cidade”.

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