Semob critica pesquisa que coloca Salvador como 5º pior transporte público do mundo

O estudo que classificou Salvador com o quinto pior sistema de transporte público do mundo foi questionado nesta sexta-feira, 13, pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota. Em nota enviada à imprensa, ele disse que a Expert Market, responsável pela pesquisa, e a empresa de tecnologia Moovit – criadora da ferramenta para o cálculo dos dados – não informam quais os critérios metodológicos utilizados.

A pesquisa, divulgada nesta quinta, 12, chegou ao ranking com 74 cidades ( com um tamanho populacional de mais de 300.000 pessoas em 16 países do mundo) a partir da análise de informações como tempo de viagem, distância percorrida, tempo de espera e custo mensal dos usuários do sistema, com base no salário médio da população.

O secretário disse ainda que o estudo foi realizado por uma empresa de tecnologia “sem a mínima expertise e reconhecimento em consultas de opinião pública”. “Pelo que se pode conferir na internet, a Moovit é uma empresa israelense de tecnologia que desenvolveu um aplicativo e está oferecendo a governos e empresas um sistema para análise de dados de transporte público”, diz.

Para ele, a pesquisa atende a uma estratégia de marketing para a popularização da Moovit no Brasil.

A última posição no ranking também é ocupada por uma cidade brasileira, o Rio de Janeiro. São Paulo e Brasília também aparecem na lista, com o terceiro e o sétimo piores sistemas de transporte, respectivamente.