Uso irregular de meia passagem e gratuidade causa prejuízo milionário

As fraudes em cartões de gratuidade e meia-passagem em Salvador causaram um prejuízo de R$ 39 milhões no primeiro semestre de 2018. Só este ano, cerca de 11 mil pessoas tiveram os cartões bloqueados por uso irregular.

De acordo com a concessionária Integra, que opera no transporte público da capital baiana, 14% das passagens de ônibus contabilizadas como gratuidade e 18% das meias-passagens são usadas por terceiros, não pelos beneficiários reais.

O uso indevido é flagrado pelo sistema CIT Imagem, que foi implantado em maio do ano passado. Microcâmeras instaladas no coletivo fazem o reconhecimento do rosto do passageiro, com cerca de dez fotos em sequência. Quando o usuário registra a passagem, a imagem mais nítida é comparada com o banco de dados do sistema, para verificar se o cartão é usado pelo titular.

Caso seja comprovada a fraude, o beneficiário tem a suspensão preventiva do cartão por seis meses e deve apresentar defesa em até dez dias.